quinta-feira, 9 de julho de 2009

Não temos cara de lixeira

Absurdo total! Não é possível não se indignar com a matéria apresenta ontem no Jornal Nacional da Rede Globo, dando conta de vários containers vindos da europa carregados com lixo.

Essa é mais uma atitude prepotente dos países ditos de primeiro mundo, que se prontificam a apontar nossas mazelas sociais e ambientais a todo instante, mas que não têm o menor pudor em tomar esse tipo de atitude que humilha e revolta ao mesmo tempo. E o pior é que tomando conhecimento de um fato desse, não há como não se intrigar com uma pergunta: há quanto tempo isso acontece?

Sei que é pedir demais, mas uma atitude forte das autoridades diplomáticas do Brasil, deve ser tomada, pois de nada adianta, bucarmos assento no Conselho de Segurança da ONU, participação nos G's por aí à fora e ficarmos engolindo situações desse tipo. Será que dá pro Senado parar de fabricar o seu próprio lixo só por um pouquinho e se posicionar? Aliás esse é outro motivo para protestarmos veementemente contra o descarte europeu, já temos muita coisa para limpar aqui dentro e não dá para cuidar da sujeira dos outros, e quando me refiro à sujeira, é no sentido mais amplo da palavra, literal, subjetivo, figurado, etc., etc.

Porém, é importante entendermos que a obrigação de reagir a essa afronta, cabe à nação brasileira, que não é composta apenas pelo governo ou pelo congresso e organismos oficiais, portanto toda a sociedade deve se manifestar, para que isso não continue acontecendo,nem com o Brasil e tampouco com nenhum outro país. Ninguém merece ser tratado dessa maneira.

Nenhum comentário: