quinta-feira, 2 de julho de 2009

#forasarney

Bom dia!
Li o que o Tico Santa Cruz postou em seu blog hoje e tenho que concordar que foi frustante não termos conseguido alcançar o objetivo proposto pelo movimento criado no twitter nos últimos dias.
É preciso entender que estamos já de algum tempo em meio a uma crise de instituições muito grave. Um legislativo afundado em constantes denúncias de corrupção, clientelismos, um verdadeiro pouco caso com as questões sociais, morais e éticas que deveriam ser premissa na conduta dos nossos representantes na Câmara, no Senado, nas Assembléias Legislativas e nas Câmaras Municipais. De outro lado temos um judiciário maculado, em muitas oportunidades a serviço de interesses que passam longe do seu dever básico, fazer justiça, o que pressupõe minimamente isenção na conduta de suas ações. Quanto ao executivo e consequentemente ao nosso presidente, é triste constatar que com todas as condições que ele teve, quando assumiu o governo, em promover um desenvolvimento sólido e duradouro, e estou me referindo a desenvolvimento no sentido amplo; político, econômico, social, tecnológico, ambiental, educacional, etc., etc. O que temos é um presidente que coloca seus interesses pessoais à frente dos interesses do país, dos interesses do povo e sobretudo da classe menos favorecida, que tanto ele diz representar. O seu apoio ao Senador José Sarney comprova esse "egopismo político" de Lula, que prefere os discursos populistas e desorientados, em vez das ações fortes e coerentes, presentes na biografia dos estadistas.
Porém, a despeito desse caos, a despeito dos que disseram que foi oportunismo das sub-celebridades e de todas as críticas feitas ao movimento, é hora de termos uma visão mais ampla do momento e das possibilidades. É tempo de perseverar e de pelo menos deixar para as próximas gerações um exemplo de cidadania, de compromisso com o país e com o que desejamos que ele seja, ainda que não vejamos o fruto das nossas ações, que as sementes sejam bem plantadas. Talvez tenhamos que ampliar nossa lista, deixar de dizer apenas #forasarney, mas também #forarenan, #edmarmoreira, e todos aqueles que têm impedido que o país ganhe o rumo de um desenvolvimento justo, verdadeiramente social e sustentável.
Teremos em 2010 uma oportunidade de renovar Assembléias Legislativas, Câmara dos deputados, e uma parte do Senado, portanto o que temos que fazer é começar agora a nos mobilizar, no sentido de conscientizar a todos que democraticamente, podemos dar uma demonstração de que não queremos "mais do mesmo" e que somos nós que ditamos o rumo do país, através das escolhas que fazemos. Pode ser sonho, pode ser que novamente nos frustemos, todavia a consciência de ter se envolvido, de ter dado o exemplo e de termos feito a nossa parte, vale à pena.
Abraço.

Nenhum comentário: